Conferência Episcopal divulga mensagem de preparação para o Natal, pedindo atenção aos pobres

Bispos sublinham impacto da pandemia, em proposta de meditação para as quatro semanas do Advento

Lisboa, 24 nov 2020 (Ecclesia) – A Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) divulgou hoje uma mensagem para o Advento, tempo de preparação para o Natal que se inicia no domingo, pedindo atenção aos pobres e sublinhando o impacto da pandemia.

“É terrível termos de assumir que, se não cuidamos bem dos pobres e necessitados, também não cuidamos bem de Deus! Mas é agora o tempo favorável”, refere o texto, enviado à Agência ECCLESIA.

A proposta de meditação dos bispos católicos tem como título “Deus vem e enche o nosso tempo de ‘Bom-Dia’!” e é uma iniciativa da Assembleia Plenária, que se reuniu em Fátima de 11 a 13 de novembro.

Mensagem do Santo Padre Francisco para o IV Dia Mundial dos Pobres

dia-mundial-dos-pobres

XXXIII DOMINGO DO TEMPO COMUM
(15 DE NOVEMBRO DE 2020)

«Estende a tua mão ao pobre» (Sir 7, 32)

«Estende a tua mão ao pobre» (Sir 7, 32): a sabedoria antiga dispôs estas palavras como um código sacro que se deve seguir na vida. Hoje ressoam com toda a densidade do seu significado para nos ajudar, também a nós, a concentrar o olhar no essencial e superar as barreiras da indiferença. A pobreza assume sempre rostos diferentes, que exigem atenção a cada condição particular: em cada uma destas, podemos encontrar o Senhor Jesus, que revelou estar presente nos seus irmãos mais frágeis (cf. Mt 25, 40).

Questionário sobre Catequese Paroquial

CATEQUESE PAROQUIAL DE ALMACAVE

QUESTIONÁRIO A PAIS/FAMILIAS

Queridos Pais e Famílias

Estamos a viver um tempo diferente, onde o nosso quotidiano foi mudado de repente e há que saber fazer adaptações na nossa vida.

O mesmo acontece na nossa Catequese Paroquial de Almacave. Após reuniões do Conselho Pastoral Paroquial e posteriormente dos catequistas, decidiu-se pela realização de um questionário de opinião aos pais e famílias dos nossos catequizandos de Almacave. Queremos saber o que pensam fazer este ano de catequese pois há muito a organizar, com a vossa ajuda.

Mensagem de Sua Santidade o Papa Francisco para o Dia Mundial das Missões 2020

missionarios[18 de outubro de 2020]

«Eis-me aqui, envia-me» (Is 6, 8)

Queridos irmãos e irmãs!

Desejo manifestar a minha gratidão a Deus pelo empenho com que, em outubro passado, foi vivido o Mês Missionário Extraordinário em toda a Igreja. Estou convencido de que isso contribuiu para estimular a conversão missionária em muitas comunidades pela senda indicada no tema «Batizados e enviados: a Igreja de Cristo em missão no mundo».

Mensagem do Papa Francisco para o Dia Mundial do Migrante e do Refugiado

dia-mundial-migramte-refugiado

[27 de septembro de 2020]

Forçados, como Jesus Cristo, a fugir.
Acolher, proteger, promover e integrar os deslocados internos

No discurso que dirigi, nos primeiros dias deste ano, aos membros do Corpo Diplomático acreditado junto da Santa Sé, mencionei entre os desafios do mundo contemporâneo o drama dos deslocados dentro da própria nação: «Os conflitos e as emergências humanitárias, agravadas pelas convulsões climáticas, aumentam o número dos deslocados e repercutem-se sobre as pessoas que já vivem em grave estado de pobreza. Muitos dos países atingidos por estas situações carecem de estruturas adequadas que permitam atender às necessidades daqueles que foram deslocados» (9/I/2020).