Mensagem do Papa Francisco para o Dia Mundial dos Avós e dos Idosos

avos

(4º domingo de julho – 25 de julho de 2021)

«Eu estou contigo todos os dias»

Queridos avôs, queridas avós!
«Eu estou contigo todos os dias» (cf. Mt 28, 20) é a promessa que o Senhor fez aos discípulos antes de subir ao Céu; e hoje repete-a também a ti, querido avô e querida avó. Sim, a ti! «Eu estou contigo todos os dias» são também as palavras que eu, Bispo de Roma e idoso como tu, gostaria de te dirigir por ocasião deste primeiro Dia Mundial dos Avós e dos Idosos: toda a Igreja está solidária contigo – ou melhor, connosco –, preocupa-se contigo, ama-te e não quer deixar-te abandonado.

Páscoa 2021 - Mensagem Pascal dos Párocos

mensagem-dos-parocos-pascoa-2021

Caros Paroquianos
Estamos na Páscoa. A Ressurreição de Jesus abre Horizontes de Esperança. Tal como a Primavera que faz esquecer a dureza do Inverno, confiamos que da escuridão da pandemia passaremos à Luz do Ressuscitado que dissipará as angústias e as dores da insegurança.

Apesar do distanciamento físico imposto pelo covid-19, ao longo de alguns meses, fizemos o que estava ao nosso alcance para nos mantermos próximos de todos. A Eucaristia que fomos celebrando às 11:30, de segunda a sábado, e a Eucaristia Dominical às 10:30, sempre transmitidas pelo facebook da Paróquia de Almacave e sem assembleia presencial, constituiram um momento muito próximo de todos os que na Paróquia, em Portugal ou no Estrangeiro podiam assim sentir-se acolhidos na sua Igreja Mãe.

Comunicado do Conselho Permanente da Conferência Episcopal Portuguesa

1. cepO Conselho Permanente refletiu sobre a situação atual da pandemia e decidiu que as celebrações da Eucaristia com a presença da assembleia sejam retomadas a partir do dia 15 de março, observando as orientações da Conferência Episcopal Portuguesa de 8 de maio de 2020, em consonância com as normas das autoridades de saúde.

Quanto à celebração doutros sacramentos, observem-se as normas de segurança e de saúde referidas nas mesmas orientações.

Nesta fase evitar-se-ão procissões e outras expressões da piedade popular, como as “visitas pascais” e a “saída simbólica” de cruzes, de modo a evitar riscos para a saúde pública.

A Assembleia Plenária da CEP de 12-15 de abril de 2021 reavaliará estas orientações, tendo em conta a situação de pandemia no país.

Mensagem do Papa Francisco para a Quaresma de 2021

quaresma-2021

«Vamos subir a Jerusalém...» (Mt 20, 18).
Quaresma: tempo para renovar fé, esperança e caridade.

Queridos irmãos e irmãs!
Jesus, ao anunciar aos discípulos a sua paixão, morte e ressurreição como cumprimento da vontade do Pai, desvenda-lhes o sentido profundo da sua missão e convida-os a associarem-se à mesma pela salvação do mundo.

Mensagem de Sua Santidade o Papa Francisco para o XXIX Dia Mundial do Doente

dia-mundial-do-doente-2021

«Um só é o vosso Mestre e vós sois todos irmãos» (Mt 23, 8). A relação de confiança, na base do cuidado dos doentes

Queridos irmãos e irmãs!
A celebração do XXIX Dia Mundial do Doente que tem lugar a 11 de fevereiro de 2021, memória de Nossa Senhora de Lurdes, é momento propício para prestar uma atenção especial às pessoas doentes e a quantos as assistem quer nos centros sanitários quer no seio das famílias e comunidades. Penso de modo particular nas pessoas que sofrem em todo o mundo os efeitos da pandemia do coronavírus. A todos, especialmente aos mais pobres e marginalizados, expresso a minha proximidade espiritual, assegurando a solicitude e o afeto da Igreja.