D. Joaquim Dionísio eleito para Bispo Auxiliar do Porto

Depois da notícia, que rapidamente se espalhou, da eleição do Pe. Joaquim Dionísio para Bispo Auxiliar do Porto, logo chegaram as reações, do Bispo do Porto, D. Manuel Linda, curiosamente, natural da nossa diocese de Lamego, ainda que, como sacerdote, pertencente ao presbitério de Vila Real, do nosso Bispo, D. António Couto, em jeito de gratidão, e do próprio.

Para quem não o conhece tão de perto, disponibilizamos uma breve nota biográfica, além das reações já citadas. As palavras dizem as pessoas, revelam a fé, sinalizam convicções e prioridades, aponta um rumo, no propósito de melhor amar e servir a Igreja, de melhor servir cada pessoa, no jeito de ser cristão, no jeito de seguir Jesus Cristo.

O cónego Joaquim Proença Dionísio nasceu em São Martinho de Cimbres, concelho de Armamar, na diocese de Lamego, a 11 de setembro de 1968, e frequentou o Seminário Maior de Lamego e foi ordenado sacerdote na Catedral de Lamego em 31 de julho de 1993. Enquanto sacerdote, desempenhou várias missões como pároco, foi capelão das comunidades de língua portuguesa em Frankfurt, na Diocese de Limburgo. O novo bispo estudou Teologia Sistemática na Faculdade de Teologia e Ciências Religiosas no Institut Catholique de Paris, onde obteve, em 1 de julho de 2002, o grau de mestre em Teologia. De 2013 a 2020, foi reitor do Seminário Maior de Lamego e de 2020 até ao presente é reitor do Santuário de Nossa Senhora da Lapa e pároco de São João Baptista, em Quintela da Lapa, no município de Sernancelhe. Em 2021, foi também nomeado pároco de Nossa Senhora das Neves, em Granjal, e de Nossa Senhora da Conceição, em Lamosa, ainda em Sernancelhe.

Foi professor no Seminário Maior de Lamego e no Instituto Superior de Teologia em Viseu, diretor do semanário diocesano “Voz de Lamego”, diretor da Comissão Diocesana para as Vocações e Ministérios, diretor pedagógico e diretor da Escola Profissional de Lamego e diretor do Centro de Estudos Fé e Cultura (CEFECULT) para a formação de agentes da pastoral. Ordenação Episcopal será no dia 16 de julho, na Catedral de Lamego, às 16h00.