Conferência Vicentina

As Conferências de São Vicente de Paulo ou Conferências Vicentinas, é um movimento católico de leigos que se dedica, sob o influxo da justiça e da caridade, à realização de iniciativas destinadas a aliviar o sofrimento do próximo, em particular dos social e economicamente mais desfavorecidos, mediante o trabalho coordenado de seus membros.
Na Paróquia de Santa Maria Maior de Almacave existem duas Conferências Vicentinas. A Conferência Vicentina de Santa Maria Maior, presidida por Maria de Fátima Pereira e a Conferência de São José sob a presidência de Álvaro Cardoso.


Com cerca de vinte voluntários, as duas Conferências assumem o rosto da Pastoral Sócio Caritativa da comunidade paroquial. A sua acão pastoral centra-se na visita semanal aos doentes e idosos que vivem sós e na gestão do Banco Alimentar que apoia semanalmente, através da recolha de  bens alimentares feita pelos jovens, mais de setenta famílias carenciadas das duas paróquias da cidade ( Almacave e Sé). Diariamente, recolhem também, numa superfície comercial, alimentos frescos que são distribuídos pelos mais desfavorecidos. Apoiam pontualmente pessoas carenciadas com problemas económicos ligados à saúde e habitação. Trabalham em parceria com a Caritas Diocesana.
As duas Conferências reúnem-se quinzenalmente: a Conferência de Santa Maria, às quartas-feiras, pelas 16h00 e a Conferência de São José, às terças-feiras, pelas 17h00.

Diocese de Lamego

Agência Eclesia