Catequese - informações gerais

Caros  Pais,
Estamos a começar um novo ano catequético e, com ele, surgem novos desafios.
Na catequese, tal como acontece nas vossas casas, os mais pequenitos irradiam a beleza da simplicidade e os mais crescidos demonstram a irreverência própria da idade. Entretanto, eles vão crescendo e, pouco a pouco, vamos percebendo que em cada nova fase das suas vidas somos colocados diante de algumas dificuldades e de bastantes oportunidades! Também vós, pais, avós e familiares, sois “Chamados e Enviados” a concretizar, no dia-a-dia familiar, o compromisso de estardes mais atentos às suas inquietações, cuidar deles e de fazer crescer neles a dimensão espiritual das suas vidas.

Conscientes disso, é essencial saber ouvi-los, compreendê-los e, mais do que encaminhá-los, acompanhá-los pelos trilhos da vivência da Fé, principalmente na participação conjunta na Eucaristia dominical.

Como párocos, ficamos felizes por sabermos que na nossa Paróquia de Almacave há bastantes pais e mães que se preocupam com a formação cristã das nossas crianças e adolescentes. Sabemos que, hoje em dia, parece ser mais fácil desistir e cair no indiferentismo do que assumir compromissos que nos liguem à vida Paroquial. Perante as dificuldades do horário, o desconforto da metereologia, o ritmo acelerado do dia-a-dia e as solicitações desportivas… surge a tentação de deixar ficar para trás a catequese, a Eucaristia, a oração em família, etc.
Talvez, nunca tenhais pensado com alguma seriedade nesta realidade, mas a verdade é que quando não estais a comunidade paroquial sente a vossa falta e o itinerário catequético esvazia-se de sentido.

Calendário da Catequese Paroquial   2019/2020