Almacave - Uma Paróquia em Visita Pastoral

No exercício do seu Múnus Episcopal, O Bispo deverá visitar as comunidades paroquiais da sua Diocese. Esta Visita Pastoral será um momento de comunhão mais próxima com o Bispo e também a oportunidade de o Bispo avaliar, incentivar e promover a evangelização e envolver os diocesanos na alegria do anúncio do Evangelho. (cf nº 1177 e 1178 do Cerimonial dos Bispos).

A nossa Paróquia de Santa Maria Maior de Almacave terá a Visita Pastoral do Senhor D. António Couto de 23 de Fevereiro a 8 de Março de 2015, juntamente com a Paróquia da Sé. Este acontecimento está ser devidamente preparado e programado com o Senhor Bispo. Oportunamente, toda a comunidade será informada de como decorrerá na nossa Paróquia a Visita Pastoral.

Contudo, o nosso Bispo revelou já  o dinamismo a dar à sua Visita Pastoral:

• Visitar toda Paróquia para poder estar com e no meio de todas as pessoas.
  • Encontros de trabalho com os primeiros agentes pastorais da paróquia e com os representantes dos vários movimentos pastorais.
  • Estimular e abrir rumos novos de ação pastoral.
  • Encontro com grupos informais que se reúnam.
  • Chegar a todas as pessoas da paróquia, utilizando estratégias de convocação.
  • Celebração festiva da Eucaristia dominical e outras celebrações ao longo dos dias da visita.
  • Encontro com autoridades públicas, institucionais, organismos de solidariedade social e escolas.