Conheça a Comunidade Ecuménica de Taizé

Conheça a Comunidade de Taizé, uma iniciativa para reconciliar os cristãos
Formada por católicos e protestantes, a comunidade recebe jovens do mundo inteiro todas as semanas

A Comunidade de Taizé (pronuncia-se Taizé) é uma iniciativa cristã ecuménica fundada em 1940 na localidade francesa de Taizé, na Borgonha. Sua proposta é a reconciliação entre os cristãos e, por isso, é formada por membros católicos e protestantes de várias nacionalidades, cuja vida em comunidade se concentra na oração e na meditação cristã. A internacionalidade se manifesta na música e nas orações em muitos idiomas, incluindo cânticos e ícones da tradição ortodoxa oriental, por exemplo. A música é de estilo contemplativo e meditativo, composta de frases simples dos Salmos ou de outros trechos bíblicos.

Além dos membros residentes, a comunidade recebe jovens de todo o mundo, todas as semanas, para participarem da vida na comunidade. Chega a haver grupos de até seis mil pessoas por semana, especialmente durante o verão. Estes encontros de uma semana com jovens de várias nacionalidades são a prioridade da comunidade. Depois de cada encontro, os jovens voltam para as suas Igrejas locais e continuam participando da iniciativa de reconciliação entre os cristãos, mediante orações ecumênicas que integram as músicas de Taizé à vida da Igreja local.

O fundador da Comunidade de Taizé é o Irmão Roger, que permaneceu como prior até a morte, em 2005. Ele foi assassinado no dia 16 de agosto por uma mulher romena com distúrbios mentais, que o apunhalou várias vezes durante a oração da noite. O Irmão Alois, católico de origem alemã que já tinha sido indicado pelo Irmão Roger oito anos antes para sucedê-lo, é o atual prior.