Paróquia de Santa Maria Maior de Almacave - 1ª Comunhão

A Paróquia de Almacave, teve no dia 19 de Maio, a Festa da Primeira Comunhão de 47 catequizandos do 3º ano.
Um percurso de vida se vai fazendo ao longo do ano, para a preparação dos catequizandos de cada ano para que ao fim de cada caminhada se possa concluir que o trabalho dos catequistas sempre tem resultados, ainda que nem sempre se veja aquilo que semeamos, pois a colheita é de Deus.

O Grupo que agora fez a sua Festa da Eucaristia, foi tendo ao longo do tempo a companhia dos seus pais e familiares que neste dia quiseram estar presentes com eles, em tão grande número que mais uma vez o espaço foi pequeno. Destas crianças uma parte dos seus pais faz parte do Coro de Pais e Filhos que animam a Eucaristia das 10 horas, ao domingo e que hoje se fizeram presentes nesta Festa, encantando com os seus cânticos quem a assistiu.

A beleza e a singeleza das crianças na sua Primeira Comunhão é sempre algo de fascinante, quer pelos seus “receios” face à Confissão, quer pelo nervosismo com que iniciam sempre este Dia.

Quanto a receios, este ano as palavras que marcaram a preparação foram as de um menino que disse “Estou confiante”, com uma candura no seu olhar tão bela que deixou a certeza de que a missão dos catequistas vai surtindo efeito, com a ajuda do Espirito Santo.

Mais uma fase que passa e, que se espera que tenha continuidade no empenho dos seus pais e familiares para que possam continuar a fazer a sua Comunhão sempre que possível, não deixando assim esmorecer o olhar belo e ternurento dos seus filhos perante a sagrada Comunhão e a participação na Eucaristia.

 

Isolina Guerra

Diocese de Lamego

Agência Eclesia