Convívio Paroquial - encerramento do Ano Pastoral

Chegou o verão e, com ele, o tempo oportuno para abrandar, avaliar e saborear os frutos de mais um ano pastoral.
Neste sentido, a comunidade paroquial de Almacave aproveitou as últimas semanas para convocar e reunir o Conselho Pastoral Paroquial, os catequistas e também os vários grupos de adultos que têm vivido tempos de formação. Da avaliação realizada, fica a certeza de que alguns passos foram dados e a esperança de continuar a caminhar com coragem e criatividade. Já não dá para “pescar” à rede? Já não conseguimos converter multidões? Então é a hora de pescar à linha… um a um, coração a coração.

Sem espaço para colocar Deus de ‘férias’, também quisemos realizar o habitual Convívio Paroquial. No passado dia 30 de Junho, congregados no Santuário de Nossa Senhora da Saúde, em Vale de Cambra, pudemos viver belos momentos de celebração da fé e fortalecimento de laços. Não faltou o convívio, a música e, como é óbvio, a abundante partilha de farnéis. No regresso também tivemos a oportunidade de passar pelo Santuário de Nossa Senhora do Socorro, em Albergaria-a-Velha.

São momentos como estes que nos fazem sentir que não nos faltam oportunidades para evangelizar. Basta que tenhamos aquele ardor missionário que impele a procurar quem, como, quando e onde… a procurar os corações sedentos de Deus e apresentando, como trave mestra da nossa evangelização, a vivência coerente daquilo que se anuncia e em que se acredita. Não basta fazer planos, é preciso evangelizar com a vida.

 

 

Diocese de Lamego

Agência Eclesia