IRMÃO ALOIS 2019

Não esqueçamos a hospitalidade!

«Não vos esqueçais da hospitalidade, pois, graças a ela, alguns, sem o saberem, hospedaram anjos» (Hebreus 13,2).

Como uma linha ininterrupta de encontros de jovens, a Peregrinação de Confiança iniciada em Taizé há várias décadas continua hoje em todos os continentes.
Em cada um destes encontros, a hospitalidade é uma das experiências mais marcantes, tanto para os jovens participantes como para os que abrem as portas das suas casas.

Durante este ano vivemos uma vez mais o valor da hospitalidade, em Hong Kong, num encontro de jovens de vários países da Ásia e de outros lugares, incluindo países que estiveram em conflito uns com os outros e para quem as feridas da história exigem uma cura.
Entre eles, estavam 700 jovens de várias províncias da China continental. A presença de jovens de tantos países e o seu acolhimento nas famílias de Hong Kong foram um sinal de esperança.

Muitas vezes como pequenas minorias em sociedades que vivem rápidas mudanças, os jovens cristãos asiáticos procuram encontrar força na fé em Cristo e na fraternidade na Igreja.

A partir do Encontro Europeu em Madrid e ao longo de 2019, em Taizé, Beirute, Cidade do Cabo e noutros lugares, aprofundaremos várias dimensões da hospitalidade.
As propostas que se seguem estão enraizadas na fé e convidam os cristãos a descobrir em Deus a fonte da hospitalidade. Isso leva-nos a questionar a imagem que temos de Deus. Deus nunca exclui, mas acolhe todos e cada um.

Com os meus irmãos, vemos que a experiência de hospitalidade envolve cristãos de diferentes igrejas, bem como crentes de outras religiões e não-crentes.
No meio das dificuldades actuais, quando muitas vezes a desconfiança parece ganhar terreno, teremos juntos a coragem de viver a hospitalidade e, assim, aumentar a confiança?