Mensagem Pascal

mensagem-dos-parocos-pascoa


Caros Paroquianos

Estamos na Semana Santa. Vamos celebrar a Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus. Este ano, não o faremos do modo habitual com a presença dos muitos fiéis nas celebrações e nas procissões de quinta e sexta-feira santas, na solene Vigília de sábado santo e com a festiva visita pascal às vossas casas.

Na hora difícil que vivemos podemos identificar-nos mais com Jesus morto e ressuscitado.
Sentimos como a cruz, símbolo do sofrimento e da morte, faz parte da nossa condição humana. Porventura, andávamos iludidos ou distraídos na nossa autossuficiência e egoísmo, esquecendo ou abafando o sofrimento de tantos homens e mulheres vítimas de toda a sorte de injustiças.

Importa, contudo, sublinhar uma diferença entre as trevas de sexta-feira santa e as de hoje. Cristo foi abandonado por todos, menos a sua mãe, duas mulheres e o discípulo João. Hoje, graças a Deus e à grande humanidade que emerge dos nossos corações nas adversidades, temos de enaltecer tantas manifestações, de solidariedade, de atenção aos outros, de amor ao próximo. Os idosos, os doentes não estão a ser abandonados como o foi Jesus.
Isso é sinal de esperança e, assim o desejamos, de um mundo melhor que vamos todos construir, onde se dê valor àquilo que o tem: Deus, a família, a amizade, os afetos, o outro...
Vamos provar que o contágio do amor é mais forte do que o de qualquer vírus.
Essa será a verdadeira Páscoa, passagem para uma vida nova.
Assim nos identificaremos melhor com Cristo ressuscitado, fonte de vida nova e verdadeira.

Damo-vos algumas indicações para a vivência da Semana Santa e da Páscoa aos cristãos da nossa cidade de Lamego. Não deixemos de estar em comunhão de fé e de oração acompanhando as cerimónias que serão transmitidas por via telemática.
E, no dia de Páscoa, sigamos também as orientações que vão na última página, para sentirmos e testemunharmos a esperança e serena alegria que Cristo ressuscitado nos dá.


A equipa sacerdotal de Almacave
P. José Guedes
P. José Abrunhosa
P. Luis Rafael

A equipa sacerdotal da Sé
P. José Ferreira
P. Marcos Alvim

Diocese de Lamego

Agência Eclesia