Páscoa 2021 - Mensagem Pascal dos Párocos

mensagem-dos-parocos-pascoa-2021

Caros Paroquianos
Estamos na Páscoa. A Ressurreição de Jesus abre Horizontes de Esperança. Tal como a Primavera que faz esquecer a dureza do Inverno, confiamos que da escuridão da pandemia passaremos à Luz do Ressuscitado que dissipará as angústias e as dores da insegurança.

Apesar do distanciamento físico imposto pelo covid-19, ao longo de alguns meses, fizemos o que estava ao nosso alcance para nos mantermos próximos de todos. A Eucaristia que fomos celebrando às 11:30, de segunda a sábado, e a Eucaristia Dominical às 10:30, sempre transmitidas pelo facebook da Paróquia de Almacave e sem assembleia presencial, constituiram um momento muito próximo de todos os que na Paróquia, em Portugal ou no Estrangeiro podiam assim sentir-se acolhidos na sua Igreja Mãe.

Nas Celebrações, tivemos a preocupação de fazer chegar uma “Mensagem de Esperança” aos doentes que nos hospitais, nos lares de terceira idade e nas suas próprias casas, eram os que mais sofriam com esta pandemia. Demos a presença possível às famílias dos que partiram para a eternidade, encomendando à Misericórdia do Senhor as almas dos que deixavam sofridos os corações que os choravam.

No Plano Pastoral para 2020/2021 o nosso Bispo propõe-nos como lema “ABRIR E SEMEAR SULCOS, DE PAZ E DE ESPERANÇA”. Deixemos que a nossa vida mergulhe na Paz do Ressuscitado e na Esperança que Ele constitui para todos, sendo presenças que convidem os outros à vivência da Alegria e da Confiança.

Conforme podem acompanhar na página da Paróquia (www.paroquiadealmacave.pt), teremos na Quinta-feira Santa, dia 1 às 18:00, a Missa da Ceia do Senhor; Sexta-feira Santa, dia 2 às 18:00, a Celebração da Paixão do Senhor; Sábado Santo, dia 3 às 18:30, a Vigília Pascal para as duas Paróquias da Cidade na Igreja Catedral, presidida pelo Senhor Bispo.

DOMINGO DE PÁSCOA, celebraremos a Eucaristia da Ressurreição em Medelo e Souto Covo às 09:00; às 10:00 a Eucaristia na Igreja da Graça; às 11:00 e às 18:00 na Igreja de Almacave.
Para substituir a Visita Pascal deixamos as seguintes sugestões: enfeitar uma mesa com a Cruz e flores e expôr o Pendão de Cristo Ressuscitado nas varandas ou janelas; fazer uma oração em família antes das 12:30 e às 12:30 ir à varanda ou às janelas, saudar os vizinhos, enquanto tocam os sinos das Igrejas.

Pelo facto de não haver Visita Pascal também este ano, ninguém se deve sentir dispensado de cumprir o dever de contribuir para as despesas da Paróquia. Assim, fazemos chegar às vossas casas o IBAN da Paróquia (PT 50003503900002059613027), para os que queiram fazer uma transferência direta para essa conta bancária. Os que quiserem fazê-lo, pessoalmente, poderão entregar o seu contributo nos Serviços Paroquiais (Igreja ou no Centro Paroquial).

Partilhamos agora convosco os encargos financeiros mais relevantes em relação à Paróquia. Gastámos 3.000,00 (três mil euros) na câmara USB e de todo o sistema de transmissão, via facebook, das celebrações da Eucaristia. A curto prazo, prevemos gastar uma cobertura em vidro temperado de proteção à porta principal do Centro Paroquial, 2.200,00 (dois mil e duzentos euros). Estamos, neste momento, a substituir a iluminação do Centro Paroquial por lâmpadas LED, o que vai diminuir, substancialmente, o consumo de energia. Esta remodelação acarreterá uma despesa de 8000,00 (oito mil euros). Teremos ainda de substituir, com urgência, a estrutura da cobertura e do telhado da Capela Mor da Igreja Paroquial, que terá um custo, aproximadamente, de 10.000,00 (dez mil euros). Urge também a limpeza e correção do telhado do Centro Paroquial, com um custo de 7.000,00 (sete mil euros).

Em dois mil e dezanove, o contributo (côngrua), somou o total de 32.555,00 (trinta e dois mil quinhentos e cinquenta e cinco euros). Em dois mil e vinte, recebemos 11.390,00 (onze mil trezentos e noventa euros), bastante aquém do ano anterior. Embora vivamos uma situação adversa sob o ponto de vista económico, contamos com a generosidade de todos.

Renovando o votos de UMA SANTA E FELIZ PÁSCOA! CANTEMOS ALELUIA!

Os vossos Párocos,
Pe. José Pinto Rodrigues Guedes