Páscoa 2021 - Mensagem Pascal dos Párocos

mensagem-dos-parocos-pascoa-2021

Caros Paroquianos
Estamos na Páscoa. A Ressurreição de Jesus abre Horizontes de Esperança. Tal como a Primavera que faz esquecer a dureza do Inverno, confiamos que da escuridão da pandemia passaremos à Luz do Ressuscitado que dissipará as angústias e as dores da insegurança.

Apesar do distanciamento físico imposto pelo covid-19, ao longo de alguns meses, fizemos o que estava ao nosso alcance para nos mantermos próximos de todos. A Eucaristia que fomos celebrando às 11:30, de segunda a sábado, e a Eucaristia Dominical às 10:30, sempre transmitidas pelo facebook da Paróquia de Almacave e sem assembleia presencial, constituiram um momento muito próximo de todos os que na Paróquia, em Portugal ou no Estrangeiro podiam assim sentir-se acolhidos na sua Igreja Mãe.

Nas Celebrações, tivemos a preocupação de fazer chegar uma “Mensagem de Esperança” aos doentes que nos hospitais, nos lares de terceira idade e nas suas próprias casas, eram os que mais sofriam com esta pandemia. Demos a presença possível às famílias dos que partiram para a eternidade, encomendando à Misericórdia do Senhor as almas dos que deixavam sofridos os corações que os choravam.

No Plano Pastoral para 2020/2021 o nosso Bispo propõe-nos como lema “ABRIR E SEMEAR SULCOS, DE PAZ E DE ESPERANÇA”. Deixemos que a nossa vida mergulhe na Paz do Ressuscitado e na Esperança que Ele constitui para todos, sendo presenças que convidem os outros à vivência da Alegria e da Confiança.

Conforme podem acompanhar na página da Paróquia (www.paroquiadealmacave.pt), teremos na Quinta-feira Santa, dia 1 às 18:00, a Missa da Ceia do Senhor; Sexta-feira Santa, dia 2 às 18:00, a Celebração da Paixão do Senhor; Sábado Santo, dia 3 às 18:30, a Vigília Pascal para as duas Paróquias da Cidade na Igreja Catedral, presidida pelo Senhor Bispo.

DOMINGO DE PÁSCOA, celebraremos a Eucaristia da Ressurreição em Medelo e Souto Covo às 09:00; às 10:00 a Eucaristia na Igreja da Graça; às 11:00 e às 18:00 na Igreja de Almacave.
Para substituir a Visita Pascal deixamos as seguintes sugestões: enfeitar uma mesa com a Cruz e flores e expôr o Pendão de Cristo Ressuscitado nas varandas ou janelas; fazer uma oração em família antes das 12:30 e às 12:30 ir à varanda ou às janelas, saudar os vizinhos, enquanto tocam os sinos das Igrejas.

Pelo facto de não haver Visita Pascal também este ano, ninguém se deve sentir dispensado de cumprir o dever de contribuir para as despesas da Paróquia. Assim, fazemos chegar às vossas casas o IBAN da Paróquia (PT 50003503900002059613027), para os que queiram fazer uma transferência direta para essa conta bancária. Os que quiserem fazê-lo, pessoalmente, poderão entregar o seu contributo nos Serviços Paroquiais (Igreja ou no Centro Paroquial).

Partilhamos agora convosco os encargos financeiros mais relevantes em relação à Paróquia. Gastámos 3.000,00 (três mil euros) na câmara USB e de todo o sistema de transmissão, via facebook, das celebrações da Eucaristia. A curto prazo, prevemos gastar uma cobertura em vidro temperado de proteção à porta principal do Centro Paroquial, 2.200,00 (dois mil e duzentos euros). Estamos, neste momento, a substituir a iluminação do Centro Paroquial por lâmpadas LED, o que vai diminuir, substancialmente, o consumo de energia. Esta remodelação acarreterá uma despesa de 8000,00 (oito mil euros). Teremos ainda de substituir, com urgência, a estrutura da cobertura e do telhado da Capela Mor da Igreja Paroquial, que terá um custo, aproximadamente, de 10.000,00 (dez mil euros). Urge também a limpeza e correção do telhado do Centro Paroquial, com um custo de 7.000,00 (sete mil euros).

Em dois mil e dezanove, o contributo (côngrua), somou o total de 32.555,00 (trinta e dois mil quinhentos e cinquenta e cinco euros). Em dois mil e vinte, recebemos 11.390,00 (onze mil trezentos e noventa euros), bastante aquém do ano anterior. Embora vivamos uma situação adversa sob o ponto de vista económico, contamos com a generosidade de todos.

 

Renovando o votos de UMA SANTA E FELIZ PÁSCOA! CANTEMOS ALELUIA!

Os vossos Párocos,
Pe. José Pinto Rodrigues Guedes
Pe. José Fernando Saraiva Abrunhosa

 

 Paróquia de Santa Maria Maior de Almacave, 27 de março de 2021

Diocese de Lamego

Agência Eclesia