O que é ser Família de Acolhimento?

familia-de-acolhimento

Na semana anterior à JMJ Lisboa, de 26 a 31 de julho de 2023, terão lugar os Dias na Diocese (DND). Nesses dias, milhares de jovens chegarão ao nosso país para serem acolhidos nas várias dioceses e conhecerem melhor a região, cultura, igreja local e as suas especificidades. Um dos pontos-chave dos DND é o contacto e a vivência com a comunidade local. Neste sentido, as famílias são desafiadas a acolher os jovens peregrinos em suas casas, num espírito de partilha, fraternidade e comunhão.

O que é ser Família de Acolhimento?

Famílias que se disponibilizam para receber e alojar os jovens peregrinos que vão participar nos DND. Numa experiência única de partilha e crescimento cultural e espiritual, as Famílias de Acolhimento terão oportunidade de viver a JMJ a partir de casa e serão também convidadas a participar com os peregrinos nas diversas atividades dos Dias na Diocese, sendo parte integrante deste grande encontro.
É uma experiência rara e muito gratificante, que se revela normalmente como uma das melhores recordações de vida tanto para quem acolhe, como para quem é acolhido.

 

Qual é a sua missão?

  • Providenciar dormida, para no mínimo dois jovens, durante os Dias na Diocese;
  • Disponibilizar um local onde os jovens peregrinos possam fazer a sua higiene diária;
  • Garantir os pequenos-almoços e, pontualmente, uma outra refeição principal;
  • Se possível, facilitar o transporte de e para os pontos de encontro (quando necessário);
  • Comunicar e dialogar com os jovens. Mesmo que não domine a língua de origem, deve procurar outras formas de interação.