Falecimento do Mons. José Guedes

O Senhor Deus, chegado o tempo da Sua misericórdia infinita, chamou à Sua presença, na eternidade, o Padre José Pinto Rodrigues Guedes.
O nosso Bispo, D. António Couto, une-se, antes de mais, na oração, na fé e na esperança na vida eterna à família e às comunidades que o Pe. José Guedes serviu, agradecendo o dom da sua vida, vocação, ministério sacerdotal. A manifestação das condolências é acompanhada pela confiança nas palavras de Jesus, garantia de que a vida atinge a sua plenitude junto de Deus na eternidade.
Monsenhor José Guedes nasceu a 4 de dezembro de 1946, na paróquia e freguesia de Fontelo, no concelho de Armamar. Foi batizado na Igreja Matriz de Fontelo. Entrou para o Seminário de Resende em 1958. Frequentou o Seminário de Lamego, vindo a ser ordenado diácono a 22 de agosto de 1971, na Igreja Matriz de Armamar e ordenado presbítero a 8 de dezembro de 1972, na Sé de Lamego, pela imposição das mãos do então Bispo de Lamego, D. António de castro Xavier Monteiro.
Ainda no decorrer do ano de 1972, foi nomeado pároco de Salzedas, na Zona Pastoral de Tarouca, onde permaneceu como pároco até à nomeação para a Paróquia de Almacave, a 12 de setembro de 1988. No ano de 1997 recebeu o título de Prelado de Honra (Monsenhor) de Sua Santidade. Em 24 de abril de 2005 foi nomeado Cónego Capitular do Cabido de Lamego.
Faleceu a 4 de junho de 2024, aos 77 anos, tendo lidado nos últimos tempos com bastantes problemas de saúde, encontrando-se ultimamente no Lar de Penude.
O corpo do Monsenhor está na igreja da Chagas para o velório.
A Missa exequial, presidida pelo nosso Bispo, D. António Couto, será celebrada esta quinta-feira, 6 de junho, pelas 10h30, na Sé de Lamego; pelas 15h00, será celebrada Missa de corpo presente na sua terra natal, Igreja Matriz de Fontelo, seguindo para o cemitério para ser sepultado.
O Senhor lhe dê o descanso eterno na serena paz do Seu Coração.
