Tomada de posse do novo pároco de Almacave
Sentimos ainda, profundamente, a partida do Padre José Guedes, que deixou marcas indeléveis na nossa comunidade paroquial, na Diocese e na cidade de Lamego. Durante quase 40 anos, serviu abnegadamente esta Paróquia de Almacave, tornando-se o rosto da mesma. Nele, todos encontravam um amigo que os escutava, um Padre que os acolhia e abençoava.
Não foi fácil para o Padre José Abrunhosa arcar, nestes últimos 8 meses, com este vazio deixado, procurando manter o ritmo pastoral para que nada se perdesse. Agradeceu, com gratidão, a ajuda que lhe foi manifesta, nestes meses, pelo Conselho Pastoral Paroquial, Conselho Económico, por tantos paroquianos e colegas sacerdotes.
Agora, neste dia, o Povo de Deus de Almacave, estava ali reunido na Igreja da Graça, em assembleia eucarística presidida pelo Senhor Vigário Geral, Mons. Joaquim Rebelo, para acolher o novo Pároco in solidum, o Padre José António Magalhães Rodrigues, que é dado à paróquia de Santa Maria Maior. O Padre José Abrunhosa, no início da celebração, agradeceu em nome da comunidade Paroquial e em seu nome pessoal, o facto de ter aceite esta nova missão à qual o Senhor Bispo o tinha chamado. “Vens como Pároco, Peregrino da Esperança, para a maior paróquia da diocese, com perto de 9 000 habitantes, no limiar do novo ano jubilar, o Ano da Oração. Serão muitos os desafios que terás que enfrentar, aqui em Almacave, no exercício do teu múnus pastoral. É uma Paróquia que facilmente cria laços de proximidade com os seus Párocos. Mas deixo-te um conselho: é por esta porta, a da proximidade com todos sem exceção, que devemos entrar para que o nosso serviço pastoral seja mais missionário e inclusivo: saber estar sempre para acolher e escutar; saber estar sempre para propor e evangelizar”, referiu o Padre José Abrunhosa.
Dirigiu-se também ao novo Pároco, dizendo-lhe que contasse sempre com a sua
amizade, lealdade e cumplicidade ministerial. “Sê bem-vindo! A partir de hoje, será esta a tua paróquia, à qual te vais entregar de alma e coração, como servo de todos”
Após a Celebração da Palavra, o Arcipreste de Lamego, o Padre Agostinho Ramalho, leu a Provisão da colocação do novo Pároco em Santa Maria Maior de Almacave. Na homilia o Senhor Vigário Geral fez um pequeno comentário às leituras deste XXV domingo e traçou o percurso do Padre José António desde a sua ordenação até à sua colocação em Almacave. Deixou palavras de estímulo e de ânimo pastoral aos dois sacerdotes que agora vão servir esta comunidade.
Seguidamente, o Padre José António fez sua Profissão de Fé e o Juramento de Fidelidade, segundo a fórmula aprovada pela Santa Sé, conforme determina a disciplina da Igreja. De seguida, recebeu as chaves da Igreja, casa de Deus e nossa casa, para que tome consciência do cuidado que deverá ter com este templo material, símbolo da Igreja Viva que deverá edificar: “Recebe as chaves da Igreja e cuida da porção do povo de Deus que te é confiado.” Ao ser-lhe entregue as chaves do sacrário lembra-se ao novo Pároco que a Eucaristia é ápice e a fonte de todo culto e da vida cristã, em que se realiza a unidade do povo de Deus e se completa a construção do Corpo de Cristo. Por isso, deve zelar com todo o cuidado para que a Eucaristia a seja o centro de toda a ação pastoral e de toda a vida da Paróquia.
Antes da bênção final, O Padre José António, com todo o vigor e clareza de linguagem, traçou o sentido do seu atuar pastoral na nova paróquia que lhe foi confiada. No final da celebração, quis cumprimentou todos os que se dele abeiraram para o saudar.
Depois da Eucaristia, seguiu-se um lanche-convívio no parque do Centro Paroquial, preparado pela comunidade de Medelo e com iguarias que muitos paroquianos trouxeram para partilhar em jeito de comunhão fraterna.
O Conselho Pastoral Paroquial agradece a todos os que colaboraram para que este convívio fraterno pudesse acontecer: à Comissão de Festas de São Sebastião e Senhora da Guia, ao E. Leclerc, às Caves da Murganheira, ao Senhor Joaquim Pimenta, ao Grupo de Jovens, e a muitos outros anónimos que na festa marcaram presença.
Para além da sua Família, mãe irmãs e sobrinhos, estiveram presentes muitos paroquianos de Almacave, com os seus grupos de ação pastoral, os jovens da paróquia, a Senhora Vice-Presidente da Câmara, Dr.ª Catarina Ribeiro, a Senhora Vereadora Dr.ª Ana Catarina Rocha, o Senhor Provedor da Santa Casa, Dr. António Carreira e outras individualidades de Lamego. Presentes também sacerdotes do Arciprestado de Lamego e outros vindos de outra zonas da Diocese e paroquianos das comunidades onde o Padre José António exerceu o seu ministério
Isolina Guerra