Festa de Natal da Catequese

Comunidade Paroquial de Santa Maria Maior de Almacave
NATAL EM ALMACAVE

No dia 15 de Dezembro o auditório do Centro Paroquial de Almacave foi pequeno para a grande afluência de famílias das nossas crianças e adolescentes, da Catequese paroquial que prepararam, com os seus catequistas, algumas atividades para apresentar ao público presente, numa celebração de Natal em festa.
Entre canções, poemas, dramatizações e teatro tudo serviu para divulgar a mensagem aprendida nas sessões de catequese e mostrar os “pequenos /grandes” talentos do futuro.
Cada vez mais a aprendizagem dos conteúdos catequéticos têm de ser feitos de uma forma dinâmica e atrativa e, estas atividades são um excelente meio ao alcance dos que fazem da catequese a sua missão.

São já inúmeros pais que estão nas sessões de catequese, quer como catequistas quer apenas como apoio, principalmente dos grupos de crianças mais novas onde o número de catequizandos é elevado.

Foram também eles que subiram ao palco e contracenaram com os seus filhos num intercâmbio intergeracional, motivador de novas empatias na família. Cada um apresentou os seus “dotes artísticos” como forma de convívio, de um tempo de lazer em família e, consequentemente, em comunidade.


Na senda do Plano Pastoral apresentado no passado dia 8 de Dezembro, Dia da Unidade Paroquial, com o tema “Gerar laços de Comunhão e de Missão”, para o triénio 2014-2017, e na prossecução dos planos dos anos anteriores, tem sido preocupação a abertura à Comunidade Paroquial com uma especial atenção junto das famílias das crianças e adolescentes da Catequese.
Assim, o envolvimento dos pais nas atividades promovidas pela paróquia, como foi o magusto paroquial, a Eucaristia da Família (no 1º Domingo de cada mês), e agora a festa de Natal levaram a promover uma maior participação e envolvência na vida da Comunidade, numa renovada evangelização que se pretende alcançar cada vez mais.

Neste espirito de Comunidade, que se alia para ajudar os outros seus irmãos, foi apresentado o projeto Advento Solidário, que pretende a recolha de brinquedos que depois serão direcionados para crianças de Cabo Verde e, a entrega de bens consumíveis para o banco alimentar da Paróquia de Almacave nas diversas Igrejas da Comunidade, a fim de que haja alimentos que possam ser distribuídos junto das dezenas de famílias carenciadas (que aumentam cada vez mais), nesta época natalícia que deve promover entre nós o espirito da solidariedade e carinho para aqueles que têm mais dificuldades neste momento.

Um Feliz Natal com muito amor e paz para todos e, que a bênção do Deus Menino abra novos caminhos de Esperança.

A Paróquia de Almacave

Diocese de Lamego

Agência Eclesia